A Importância da Política de Formação para o SUS

domingo, 10 de janeiro de 2010


A política de formação deve levar em conta os princípios que orientaram a criação do SUS:

 


1. construção descentralizada do sistema;
2. universalidade;
3. integralidade;
4. participação popular.


A idéia é usar a Educação Popular para melhorar a formação e, conseqüentemente, fortalecer o SUS. A Educação Popular possibilita, ao mesmo tempo, o desenvolvimento pessoal daqueles que trabalham na Saúde e o desenvolvimento das instituições. Além disso, ela reforça a relação das ações de formação com a gestão do sistema e dos serviços, com o trabalho da atenção à saúde e com o controle social.
O primeiro passo para provocar mudanças nos processos de formação é entender que as propostas não podem mais ser construídas isoladamente e nem de cima para baixo, ou seja, serem decididas pelos níveis centrais, sem levar em conta as realidades locais. Eles devem fazer parte de uma grande estratégia, estar articulados entre si e ser criados a partir da problematização das realidades locais, envolvendo os diversos segmentos.
Problematizar significa refleti sobre determinadas 
situações, questionandofatos, fenômenos e idéias,
compreendendo os processos e propondo soluções.


Eles devem levar os diferentes atores que atuam no setor da Saúde a questionarem sua maneira de agir, o trabalho em equipe, a qualidade da atenção individual e coletiva e a organização do sistema como rede única.
Num trabalho articulado entre o Sistema de Saúde e as instituições de ensino, a Educação Popular será capaz de reorganizar, simultaneamente, os serviços e os processos formativos, transformando as práticas educativas e as de saúde.
 Em Saúde, os atores são indivíduos,grupos ou
instituições capazes de interferir de forma ética 
e/ou política numa determinada situação, de 
acordo com um projeto próprio.

Read more...

Carta aos Educadores e Educadoras

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Direito a Saúde, afirmado na declaração dos Direitos Humanos de 1948 e explicitado na Constituição Federal de 1988, define a saúde como direito de todos e dever do Estado, indica os principios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde( SUS). Esse direito fundamental do ser humano se torna realidade com a participação da população em suas conquistas e com o compromisso político do Ministério da Saúde: universalização, equidade, integralidade, resolutividade e integralidade e controle social da pilítica da Saúde.
Saúde é qualidade de Vida e, portanto, encontra-se vinculada aos Direitos Humanos, ao direito ao trabalho, à moradia, à Educação, à alimentação e ao laser. A escola é um espaço onde se constituem os cidadões desses direitos, por meio de práticas realizadas  por sujeitos sociais críticos e criativos, capazes de construir conhecimentos,  relações e ações, que fortalecem a participação das pessoas  na busca de vidas mais saudáveis.
Na relação entre saúde e escola surge a possibilidade de construirmos janto a "escola que produz saúde": uma proposta que envolva estudantes, trabalhadores da educação, comunidade escolar, órgãos governamentais de educação de educação, gestores de sistema de saúde e educação, movimentos sociais, associações, grupos, famílias e toda a população.
A Educação que produz a saúde visa fortalecer os modos participativos, democráticos e públicos de pensar e fazer a educação em saúde na escola. Seu objetivo é contribuir para que a comunidade escolar se sinta motivada a refletir o significado de Saúde e qualidade de vida, e a discutir sobre suas causas e possiveis soluçoes para os problemas existentes na escola e na comunidade.
Neste sentido, os profissionais de Educação Popular sao convidados a pensara saúde na escola, das mais diferentes formas e significados, a partir do processo de construção coletivas dos projetos Políticos Pedagógicos. Dessa forma, descobrir como o conhecimento e a cultura popular representam sa saúde, a doença e os modos de cuidar é um processo que ganha sentido no dia-a-dia cada pessoas nas experiencias coletivas da cidadania. 

Humberto Costa
Ex-Ministro da saúde   

Read more...

Total de visualizações de página




  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP