Educação Popular no Ministério da Saúde
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
A partir de 2003, passa a fazer parte da uma área técnica que torna os princípios teóricos, politicos e motodológicos acumulados e ainda a construção no campo da Educação Popularem Saúde, como orientadores de suas ações e de seu projeto político.
Em julho de 2005, o ministério passa por mudanças em sua gestão resultando na criação da Coordenação geral da apoio à Educação Popular e a Mobilização Social do Departamento de apoio a gestão participativa (DAGEP) da Secretaria de Gestão Estratégica e participativa (SGEP),mentendo os propósitos e a equipe que trabalha nas SGTES.
As duas Secretarias ambas inexistem na estrutura anterior do Ministério da Saúde, apresentam projetos políticos quem afirmam os princípios constitucionais do SUS, tendo por missão o desenvolvimento de ações com potencialidades de procar Mudanças na formação de trabalhadores, na gestão dos seviços , na qualidade da atenção e no controle social.
Os princípio políticos-pedagógicos da Educação Popular são tomadas como ferramentas de agenciamento para participação em defesa da vida e como estratégias para a mobilização social pelo direito à Saúde. O papel agenciador da Educação Popular se faz pelo pinçar e fomentar atitudes de participação no sentido de sempremudar realidades, tornandos vivas, criativas correspondentes ao desejo de uma vida mais feliz.
A educação Popular em Saúde, ao mobilizar autonomias individuais e coletivas, abre alteridade enter indivíduos e movimentos na luta por direitos, contribuindo para ampliação do significado dos direitos de cidadania e instituindo o crescimento e a mudança na vida cotidiana das problematizando a realidade tomada como referência, a Educação Popular mostra-se como um dispositivo e movimentos na luta por direitos, contribuindo para a ampliação do siginificado dos direitos de cidadania e instituíndo o crescimento e a mdança na vida cotidiana das pessoas.
A Educação Popular na Saúde, implica em atos pedagógicos que fazem com que as informações sobre Saúde dos grupos sociais contribuam para aumentara visibilidadesobre a sua incerçãohistórica, social e política eleva suas enunciação e reivindicações, conhecer territórios de subjetivação e projetar caminhos inventivos, prazeirosos e inclusivos.
As ações da Educação Popular em Saúde impulsionam movimentos voltados para a promoçãoda participação social no processo de formulação e gestão das políticas publicas de saúde direcionando-as para o cumprimento efetivo das diretrizes e dos princípios do SUS: universalidade, integralidade, equidade, descentralização, participação e controle social.
Educação Popular como processo e relações pedagógicas emergentes de cenários e vivências de aprendizagens que articulam as subjetividades coletivas e as relações de interaçãoque acontecem nos movimentos, implicando na aproximação entre agentes formais de saúde e população, diminuindo a distancia e a assistência que represente a intervençãopontual sobre a doença em um tempo e espaço determinados, e o cuidado, que significa o estabelecimento de relações intersubjetivas em tempo contínuo e espaço de negociação e inclusão dos saberes, dos desejos e das necessidades dos outros.
 Marcos Aurélio Santos Costa - Educador Popular

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
1 comentários:
Luciano educador de Manoel Vitorino, olha gostei muito do blog esta muito bom mesmo mas a parte de postar recados esta um pouco vaga, tenta dar mais um destaque, ou cria um novo mural um abraço!!!!
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